Que sanções? Empresa alemã diz não saber como Kim Jong-un conseguiu suas limusines

Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, chegou de comboio à cidade russa de Vladivostok na quarta-feira (24) para se encontrar com o Vladimir Putin e tinha lá duas limusines à espera dele.
Sputnik

Daimler, o fabricante de automóveis alemão que produziu as duas limusines blindadas que foram usadas pelo líder norte-coreano Kim Jong-un durante o encontro com o presidente russo Vladimir Putin em Vladivostok, não mantém quaisquer negócios com Pyongyang e não faz ideia como é que ele conseguiu estes automóveis do topo da gama.

"Não fazemos ideia absolutamente nenhuma de como os veículos foram levados à Coreia do Norte. Para a Daimler, as exportações corretas dos produtos em conformidade com a lei é um princípio fundamental da atividade empresarial responsável", disse Silke Mockert, a porta-voz da empresa, em declarações à AP.

Carro de luxo 'de Kim Jong-un' é flagrado em VÍDEO na Rússia
Segundo as sanções da ONU, a venda de produtos de luxo à Coreia do Norte é proibida, no entanto Kim usou várias vezes limusines fabricadas pela empresa alemã em cúpulas, inclusive com Donald Trump em Singapura e em Hanói.

Em Vladivostok, Kim tinha um Mercedes Maybach S600 Pullman Guard e um Mercedes Maybach S62 à espera dele na estação à qual ele chegou para se encontrar com o presidente Putin.

"A nossa empresa não tem tido relações de negócios com a Coreia do Norte já há muito mais de 15 anos e respeita rigorosamente os embargos da União Europeia e dos EUA. Para evitar os fornecimentos à Coreia do Norte e a qualquer das suas embaixadas em todo mundo, a Daimler adotou um processo global de controle das exportações", acrescentou a porta-voz.

Ao mesmo tempo, a Daimler reconheceu que não teve controle ou responsabilidade por ações de terceiros.

Consta que o veículo usado pelo líder norte-coreano está equipado com sistemas de comunicação e entretenimento essenciais, para que os passageiros possam permanecer em "pleno contato com o resto do mundo enquanto desfrutam do luxo e conforto do seu próprio lugar especial que eles têm nele [no mundo]".

As primeiras fotografias da limusine de Kim Jong-un apareceram em 2014, sendo que as sanções sobre a venda de produtos de luxo foram introduzidas em 2006, na sequência do primeiro teste nuclear realizando por Pyongyang. O preço estimado desses carros alemães é de mais de US$ 1 milhão por cada veículo no momento da compra.

Comentar