Mídia chinesa: drone subaquático russo Poseidon é o melhor do gênero

A revista chinesa Huanqiu Shibao comparou o drone submarino nuclear russo Poseidon, chamado de "torpedo do apocalipse" no Ocidente, com os drones submarinos americanos, revelando quem é o líder neste tipo de armamento.
Sputnik

Segundo a mídia, os novíssimos submersíveis russos não tripulados Poseidon superam os veículos chineses e americanos e são admirados por todo o mundo. Como informa a publicação, ao contrário da China, os EUA informam sobre suas atividades no desenvolvimento de drones submarinos, mencionando o projeto Manta.

Trata-se de um drone subaquático transportador de torpedos de alta velocidade. Graças à inteligência artificial, em teoria ele é capaz de detectar e destruir os alvos sozinho. Os trabalhos do projeto começaram em 1996 e ainda não estão concluídos. Note-se que o drone americano vai poder mergulhar a uma profundidade de pouco mais de 500 metros.

Primeiro submarino transportador do Poseidon pode ser usado no Ártico
Entretanto, o Poseidon russo pode ser usado a profundidades muito maiores. Além disso, sua velocidade incrível permite que o drone russo se afaste de qualquer torpedo. O seu novo sonar, por exemplo, pode transmitir imagens 3D do mundo subaquático e do fundo do mar. O Poseidon também pode transportar câmeras e ser usado para pesquisas em águas profundas.

O Poseidon pode transportar uma carga nuclear potente, mas a publicação também fala sobre outras formas possíveis de usar este aparelho. O artigo diz que, segundo especialistas navais, vários desses submersíveis não tripulados são capazes de garantir um controle total no Oceano Ártico, tanto debaixo d'água como sob o gelo, para que nenhum submarino seja capaz de chegar secretamente às costas da Rússia.

Comentar