Notícias do Brasil

Homenagem à Marielle na SP Fashion Week gera polêmica

Durante o encerramento do quinto dia da São Paulo Fashion Week, o estilista Ronaldo Fraga resolveu homenagear a ex-vereadora do Rio, Marielle Franco, assassinada em maio do ano passado. O desfile, no entanto, virou foco de polêmica nas redes sociais.
Sputnik

O estilista Ronaldo Fraga realizou um desfile inspirado nos painéis "Guerra e Paz" de Cândido Portinari, que ornamentam a sede da ONU em Nova York. As roupas traziam imagens que, segundo o designer de roupas, poderiam estar presentes na obra do artista brasileiro, se estivesse vivo hoje em dia.

Entre as imagens de um Cristo negro crucificado, e diversas alusões às lutas das minorias no Brasil e no mundo, as estampas com a vereadora Marielle Franco, assassinada em maio do ano passado no Rio de Janeiro, provocaram acaloradas discussões nas redes sociais.

"Não tem como falar disso sem falar da nossa história recente e a Marielle é um símbolo dessa causa que ela defendia", afirmou o estilista à revista Marie Claire.

No entanto, nem todos concordaram com essa visão e acusaram o dono da grife de se aproveitar da imagem da política para fins pessoais.

 

 

Entre alguns dos argumentos apresentados, se destacou o fato do designer não ter consultado a família de Marielle sobre o uso de sua imagem.

No entanto, essa questão, ao menos parece ter se resolvido depois do Fraga ter entrado em contato com a irmã da ativista.

"Nos últimos dias fui bombardeada com uma enxurrada de mensagens e fotos sobre o desfile da fashion week e sobre a coleção do @fragaronaldo. Eu realmente não entendo quase nada de como funciona o mundo da moda. Mas me incomodei com a imagem da minha irmã sendo mais uma vez exposta sem aviso prévio da família", declarou a irmã da vereadora, Anielle Franco.

"Até que hoje, de maneira sensata e digna, recebo uma ligação do próprio Ronaldo Fraga, pedindo desculpas por não ter entrado em contato anteriormente com a família. Me explicou o que o motivou a fazer tal coleção, e disse que tais itens NÃO SERÃO comercializados e que ainda serão enviados aos meus pais. Que essa atitude dele seja reconhecida. Em tempos de fascismo, ódio, e fake news, agradeço a ele por sua forma de pensar, empatia e sensibilidade em se preocupar com a família mesmo após toda essa repercussão. E que isso sirva de aprendizado e aviso, pra dizer que a família não permitirá a exposição indevida da imagem de Marielle! Parabéns pela atitude @fragaronaldo e obrigada por sua postura em nos procurar", acrescentou ela.

Segundo o estilista, as peças com a imagem de Marielle, não serão comercializadas e serão entregues à família da ativista.

Comentar