Pela primeira vez, evidências da existência de água foram encontradas em um asteroide que antes se pensava ser completamente seco.
Partículas de poeira que foram encontradas no asteroide Itokawa contêm uma quantidade de água surpreendente, de acordo com as últimas análises realizadas pelos cosmoquímicos da Universidade do Estado do Arizona, informa o portal científico Space.com.
Investigadores encontram água em amostras do asteroide Itokawa
Professora e coautors da investigação, Maitrayee Bose disse: "Nós não esperávamos nada encontrar água no Itokawa."
Cientistas acreditam que se asteroides parecidos tiverem a mesma quantidade de água, eles poderiam ter sido a principal fonte de água nos primeiros tempos da existência da Terra.
Itokawa é um asteroide rochoso, cientificamente conhecido como corpo celeste do tipo S, isso indica que Itokawa surgiu mais perto do Sol do que Júpiter.
O mais provável é que Itokawa se originou a partir de escombros na sequência de um impacto catastrófico que teria quebrado um asteroide ainda maior.
Análises anteriores haviam demostrado que os meteoritos que se separam dos asteroides do tipo S geralmente são secos, no entanto a professora Bose decidiu procurar água na mesma.
Com a ajuda de um instrumento chamado NanoSIMS, que permite identificar um átomo de hidrogênio em 100.000 outros tipos de átomos, nas partículas do Itokawa os cientistas descobriram aproximadamente entre 680 a 970 partículas de água por cada milhão de partículas analisadas.
Em comparação, a crosta terrestre contém entre 15.000 a 20.000 partículas de água por 1 milhão.