Segundo o especialista militar Konstantin Sivkov, o sistema S-500 Prometei já confirmou sua capacidade de atingir o espaço.
"Este sistema superará significativamente o S-400 pelo seu alcance, será capaz de destruir mísseis balísticos não apenas dentro do alcance operacional do S-400, mas também de médio e curto alcance", afirmou Sivkov ao canal russo Zvezda.
O sistema S-500 confirmou sua capacidade de alcançar o espaço próximo, onde a maioria dos satélites militares de diferentes países opera e onde estão os pontos mais altos das trajetórias dos mísseis balísticos.
O diretor do Centro de Análise Estratégica, Ivan Konovalov, indicou que o último avanço militar russo não tem análogos no mundo.
"Na verdade, pode atingir e destruir alvos no espaço. No momento, não existem sistemas similares no mundo. Quando entrar em serviço, os parceiros ocidentais terão que pensar em como alcançar a Rússia", destacou.
O novo sistema poderá disparar simultaneamente contra até dez alvos balísticos que voem a uma velocidade de até sete quilômetros por segundo (25.200 km/h).