O Exército Nacional Líbio, chefiado por Khalifa Belqasim Haftar, derrubou uma aeronave das forças fieis ao Governo do Acordo Nacional liderado por Fayez al-Sarraj, informou o Sky News Arabia.
O piloto do caça das forças fieis ao Governo do Acordo Nacional (GNA, na sigla inglês) era um mercenário português, declarou a agência Speciale Libia.
O piloto, que voava de Misrata, foi transferido para a sala de operações do Exército Nacional Líbio (LNA, na sigla em inglês) para receber os primeiros socorros. Ele diz que é português no serviço da aviação do GNA, responsável por dezenas de ataques aéreos em Qasr Bin Gashir, Tarhouna, Souq al-Khamis e Gharian.
Atualmente o tripulante está ferido, ele foi transportado para o território controlado pelo Exército Nacional Líbio.
Alguns efetivos do Exército Nacional Líbio perguntaram ao prisioneiro seu nome e país de origem. Ele disse que se chama Jimmy Reis, tem 29 anos de idade, é cidadão de Portugal e tem um contrato civil com uma pessoa desconhecida com nome de Hadid para "destruir estradas e pontes".
O Exército Nacional Líbio (LNA) captura Jimmy Reiss, de 29 anos de idade, um piloto mercenário português, que voava um avião de guerra Mirage F1 do Governo de Acordo Nacional (GNA) baseado em Trípoli antes de ser derrubado pelo LNA nesta manhã.
Segundo os relatórios, o avião do GNA foi derrubado na área de Al-Hira, no sul de Trípoli, e o piloto foi capturado pelo LNA.
Primeiros momentos depois da defesa antiaérea do LNA ter conseguido derrubar o caça Mirage F-1 da Força Aérea do GNA sobre Al-Hira, no sul de Trípoli.
Na rede também apareceu um vídeo com os destroços do avião de guerra.
Primeiras imagens do derrubamento de uma aeronave de guerra Mirage F1 do Governo de Acordo Nacional (GNA), que o Exército Nacional Líbio abateu nesta manhã em Trípoli.
Em 4 de abril, o Exército Nacional Líbio lançou um ataque em direção a Trípoli, que atualmente está controlanda pelo Governo do Acordo Nacional, que tem apoio da ONU.