O nome foi confirmado em uma série de contas nas redes sociais, junto com uma foto do bebê recém-nascido sendo apresentado à rainha e seu consorte, o duque de Edimburgo, príncipe Philip.
Com Harry e Megan, a história foi diferente. Como o casal quebrou vários paradigmas e protocolos reais, a lista de possíveis nomes fervilhou: foram considerados Alexander, Arthur, James, Philip e Spencer (este último em homenagem à falecida princesa Diana Spencer).
Harry havia falado anteriormente sobre o quão importante ele acreditava ser incluir sua falecida mãe nos grandes momentos de sua vida, declarando durante uma entrevista após o noivado que gostaria de usar um diamante de Diana no anel usado por Meghan. "Garantiria que ela estivesse conosco nesta viagem louca juntos".
O nome foi mantido em sigilo tão absoluto que nem mesmo membros da família real. A imprensa britânica reportou que mesmo William e Kate não souberam qual seria o nome de Archie até bem pouco antes do anúncio oficial. Archie tem origem alemã e significa "verdadeiramente corajoso".