Na semana passada, pescadores encontraram na Noruega uma baleia-branca, ou beluga, com uma "coleira" que dizia "Equipamento de São Petersburgo" e o suporte para uma câmera GoPro.
Supõe-se que a mesma beluga protagonizou outro encontro com seres humanos.
Isa Opdahl teria entrado em um barco com seus amigos em Hammerfest, na Noruega, quando seu dispositivo caiu na água, mas foi rapidamente salvo pela baleia, que lentamente emergiu das profundezas segurando o celular na boca. Tudo o que Opdahl precisou fazer foi tomá-lo da boca da baleia.
A filmagem inacreditável foi postada em seu Instagram com a legenda: "Quando os animais são mais gentis que os seres humanos."
Isso provocou especulações que a baleia seria a mesma criatura avistada pelos pescadores locais na semana passada.
Vários meios de comunicação e biólogos marinhos alegaram que o mamífero poderia ter sido treinado pelos militares russos como "espiã", e alguns até apelidaram a criatura de Hvaldimir ("Baleia" + "Vladimir") em um aceno desajeitado para Vladimir Putin.
A gravação, compartilhada nas redes, causou furor.
Alguns internautas apreciaram a própria "operação de resgate" incrível:
Os humanos não conseguem parar de deixar cair coisas no mar
Acho que alguns animais são mais inteligentes do que pensamos!
Enquanto outros continuaram com a teoria da "espiã russa":
É provável que a beluga fosse treinada na Rússia e extraiu seus dados antes de entregar o celular para você.
Outro cenário: a baleia instalou diferentes programas espião antes de devolver o celular e agora a está chantageando para obter peixe.
A Rússia trabalhando de novo!
À medida que a especulação cresce, os militares russos continuam de boca fechada sobre se o mamífero realmente está no serviço militar russo, enquanto o coronel na reserva Viktor Baranets chamou as alegações de espionagem de "paranoia escandinava".
"Os noruegueses provavelmente também gostariam de ter um documento de identidade de oficial de GRU [Departamento Central de Inteligência] anexado ao animal", brincou.