EUA testam míssil balístico intercontinental Minuteman III

Os EUA realizaram na quinta-feira (9) mais um lançamento do míssil balístico intercontinental Minuteman III, de acordo com um comunicado da base aérea de Vandenberg.
Sputnik

Refere-se que o míssil balístico intercontinental foi lançado sem ogiva a partir da base de Vandenberg localizada no estado de Califórnia. O teste anterior foi realizado no dia 1º de maio.

"O lançamento de dois mísseis balísticos intercontinentais Minuteman III com a diferença de uma semana é uma verdadeira prova das capacidades da base de Vandenberg", diz o comunicado em conexão com este teste.

EUA testam funcionamento dos sistemas de mísseis THAAD em Israel
Os EUA realizam regularmente lançamentos de teste do míssil balístico intercontinental Minuteman III. Em fevereiro também foi realizado um teste, outro teste falhado de um Minuteman III foi relatado no terceiro trimestre de 2018.

Os mísseis balísticos intercontinentais de três estágios de baseamento em terra da família Minuteman foram originalmente projetados para dissuasão nuclear durante a Guerra Fria com a URSS. O Minuteman III é agora o único míssil balístico intercontinental terrestre em serviço dos EUA.

De acordo com os últimos dados de fontes abertas, os EUA possuem 450 mísseis Minuteman III, que permanecerão em serviço pelo menos até 2020. Os Minuteman III estão em serviço no Exército dos EUA desde 1970 e sua produção foi interrompida no final de 1978. O míssil é capaz de atingir alvos em um raio de 12 mil quilómetros.

Comentar