Uma recente publicação do Defense Blog contém uma imagem de satélite onde é possível ver um posto de comando com um radar de iluminação e orientação do tipo 30N6 e dois lançadores, todos componentes do sistema antiaéreo S-300. O nome e localização do polígono não são especificados. Ademais, não está claro se esses elementos de mísseis russos são reais.
Lançadores e sistemas de controle de mísseis S-300 em um polígono americano
Comentando a publicação do portal, o especialista militar russo Igor Korotchenko sugere que este S-300 poderia ter chegado aos EUA vindo da Ucrânia. Ele lembrou que Kiev, sob a presidência de Pyotr Poroshenko, forneceu ao Pentágono acesso às características do equipamento militar soviético.
No entanto, indica o especialista, o estudo desta modificação do sistema será inútil para os americanos porque está obsoleto há muito tempo, visto que não há nada de secreto nessas armas dos anos 80.
"O moderno equipamento S-400 de fabricação russa não tem nada em comum com esses velhos sistemas soviéticos, por isso obter informações sobre o S-300 soviético de 30 anos atrás não ajudará os Estados Unidos a combaterem nosso Triumph [S-400]", acrescentou.
A imagem de satélite citada pelo Defence Blog foi inicialmente postada no Twitter em 1º de maio pelo internauta tamydoolittle (@ border9999). Mais tarde, essa conta foi removida da rede social.