A Auditoria-Geral dos Estados Unidos (GAO) rejeitou os últimos veículos blindados JLTV da família Oshkosh, que foram fornecidos para o exército, devido à falta de confiabilidade e problemas na manutenção e sistema de coleta de informação pela tripulação, escreve o portal Defence blog.
O portal cita especialistas do Pentágono que indicam que, após dois anos de testes de campo, o primeiro lote de veículos blindados não correspondeu às expectativas. De acordo com o portal, uma versão fortemente armada do blindado Oshkosh, concebido como veículo utilitário principal dos militares americanos, foi considerada "inadequada do ponto de vista operacional".
O novo veículo Oshkosh, 40% mais leve de que os HMMWV (Humvee) e equipado com um motor híbrido, pode ser lançado de paraquedas e servir como gerador de energia móvel. No teto do blindado há espaço para um módulo de combate de controle remoto e o armamento pode ser substituível. Podem ser instaladas metralhadoras de 7,62 mm, lançador de granadas automático, mísseis antitanque TOW e outras opções.