Senadores dos EUA defendem sanções para empresas envolvidas no Nord Stream 2

Um grupo de legisladores bipartidários dos EUA apresentou uma medida para impor sanções contra empresas que constroem o gasoduto Nord Stream 2 da Rússia no mar, informou o escritório do senador Tom Cotton em um comunicado à imprensa.
Sputnik

"[Os legisladores] introduziram uma legislação que imporia sanções obrigatórias às empresas que construíssem o gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte  2) no mar", disse o comunicado na terça-feira.

"Além disso, a legislação autoriza o presidente a sancionar empresas que oferecem seguros ou outros serviços financeiros a essas empresas de construção de dutos", acrescentou.

Pompeo: para 'conter' a Rússia, EUA devem impedir a construção do gasoduto Nord Stream 2

Cotton afirmou no comunicado que a Rússia usará o gasoduto para dividir as nações do Leste Europeu de países da Europa Central e Ocidental. Ele alertou Berlim de que os Estados Unidos tomarão medidas contra a Alemanha se ela não se abster de investir no projeto.

As autoridades russas disseram que a atitude dos EUA em relação ao projeto Nord Stream 2 poderia ser explicada pelo desejo de promover os interesses econômicos e energéticos de Washington na Europa e rejeitou a ideia de que o projeto poderia ser de natureza política.

O Nord Stream 2 é uma joint venture entre a gigante de energia russa Gazprom e cinco empresas europeias. O gasoduto está projetado para fornecer anualmente 55 bilhões de metros cúbicos (1,9 trilhão de pés cúbicos) de gás natural russo aos países da União Europeia (UE).

Comentar