"O teste foi rastreado por diversos radares e sistemas eletro-óticos e provou seu desempenho no modo de navegação totalmente autônomo", afirmou a DRDO.
"O desempenho do sistema ocorreu de acordo com as simulações realizadas e demonstrou a capacidade do Abhyas de cumprir o requisito da missão com um custo eficaz", ressaltou a DRDO.
O Abhyas possui um pequeno motor de turbina a gás e é guiado por um complexo de navegação baseado em sistemas microeletromecânicos (MEMS) de desenvolvimento próprio. Pelas fotos publicadas, o drone é lançado de uma catapulta, não necessitando de aeródromos.
A DRDO realizou ontem com sucesso o voo de teste do drone ABHYAS, Alvo Aéreo Expansível de Alta Velocidade (High-speed Expendable Aerial Target, HEAT).
O drone será utilizado para testar sistemas de armas terra-ar e ar-ar, incluindo armas antiaéreas, mísseis balísticos e de cruzeiro, informa The Diplomat.
A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa da Índia (DRDO) realizou ontem com sucesso o voo de teste do drone ABHYAS, Alvo Aéreo Expansível de Alta Velocidade (High-speed Expendable Aerial Target), a partir do [polígono de testes] ITR, Chandipur.
Ele também conta com um radar ajustável com o objetivo de simular alvos de diferentes tamanhos e até mesmo um indicador de distância acústica (AMDI), para que os pesquisadores possam dizer o quanto um míssil errou o alvo, caso ele não atinja o drone.
"[...] O Abhyas pode ser utilizado como plataforma eficaz do radar jammer", afirmou P.S. Krishnan, diretor da DRDO.