Euro estaria correndo sério risco de desaparecer, diz ministro francês

Ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, declarou que o euro "está mais ameaçado do que nunca", isso devido ao risco de uma crise econômica ligada a guerras comerciais e políticas europeias, que desejam o fim da moeda única.
Sputnik

"Há aqueles que, assim como eu, acreditam que o euro está mais ameaçado do que nunca", afirmou Maire a jornalistas, mencionando o "risco de supervalorização de ativos e o retorno de uma crise financeira".

De acordo com a AFP, essa ameaça não existe apenas devido à guerra comercial entre a China e os EUA, mas também pelo surgimento de líderes de direita na Europa, que ficariam felizes com o fim do euro.

20 anos, galopes e desafios: o que seria de Portugal sem euro?

"Nossa moeda única está, acima de tudo, sendo ameaçada politicamente, pois muitos líderes europeus não escondem seu desejo em ver o euro desaparecer", disse o ministro francês.

Recentemente, Maire afirmou que uma vitória do Rassemblement National de Marine Le Pen nas eleições europeias seria algo "sério para as finanças e estabilidade do ouro".

Dos dias 23 a 26 de maio, a União Europeia realizará as eleições para seu órgão legislativo, onde a nova Comissão Europeia, bem como seu líder, será determinada com base nos resultados da votação.

Comentar