Tortosa também elogiou a mudança da Venezuela na compra de equipamentos militares, deixando de comprar equipamentos dos EUA em favor de equipamentos russos.
"Temos uma cooperação frutífera com a Rússia em muitas áreas. Uma dessas áreas é a cooperação militar. Essa cooperação nasceu na época do Comandante Hugo Chávez, quando previu que era necessário mudar os fornecedores de tecnologia e nós mudamos do equipamento dos EUA para a Rússia. Acredito que agora podemos confirmar que foi uma decisão muito inteligente. Esta cooperação continuará", disse Tortosa a repórteres em uma reunião no Ministério de Relações Exteriores da Rússia.
O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, disse em março que a cooperação da indústria de defesa com a Rússia era muito importante para Caracas.
De acordo com Anatoly Punchuk, vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico Militar da Rússia, a Venezuela é atualmente uma das maiores operadoras de equipamentos militares russos na América Latina e suas forças armadas estão equipadas com as mais modernas armas russas, incluindo aeronaves, helicópteros, sistemas de defesa aérea e veículos blindados.