A publicação afirma que a Rússia aumentou as reservas de ouro em 145,5 toneladas no primeiro trimestre de 2019, o que representa 68% mais de que no mesmo período de 2018.
De acordo com o Daily Express, a Rússia está acumulando reservas de ouro e, ao mesmo tempo, diminuindo os investimentos em títulos americanos, procurando também reduzir a dependência do dólar. Assim, Moscou persegue o objetivo de se defender contra uma provável crise da economia global.
"As grandes compras de ouro pelos governos ou bancos centrais raramente são um bom sinal para a paz e a cooperação mundial", indicou Esch, citado pelo jornal.
Entretanto, destaca o especialista, se Moscou continuar comprando ouro no mesmo ritmo, poderá em breve ultrapassar a França e a Itália e entrar na lista de três principais países com as maiores reservas desse metal, fortalecendo assim sua posição na arena mundial.
Além disso, Moscou considera o ouro como um meio de limitar o poder dos Estados Unidos:
"A regra de ouro diz: quem tem ouro, tem poder", palavras de Adrian Esch citadas pelo jornal.
No entanto, para alcançar os EUA nessa área, a Rússia terá que comprar todo o ouro disponível no mercado internacional durante os próximos 20 anos, concluiu.
Nessa conexão, o cientista político russo Andrei Suzdaltsev indicou ao serviço russo da Rádio Sputnik que a situação no mercado financeiro está mudando.
"Não somos só nós que estamos comprando ouro ativamente, mas é também, por exemplo, o Irã, a China tem grandes reservas. É uma tendência geral. Está ligada com as objeções em relação à principal moeda de reserva, o dólar", explicou.
Ademais, o especialista destacou que atualmente "as medidas conjuntas de regulação da atividade bancária equipam o ouro às moedas livremente convertíveis".
"É natural que queiramos diversificar as nossas reservas internacionais. […] A correlação de moedas de reserva está se alterando. A tendência principal — a substituição gradual de dólar na circulação financeira internacional — encontra mais confirmações e outra coisa não seria de esperar", enfatizou.