Acredita-se que a floresta Cantre'r Gwaelod (que significa "A Terra Abaixo de Cem"), que se estende por uns 32 quilômetros da costa oeste do País de Gales, localizava-se entre as ilhas de Ramsey e Bardsey, na área conhecida hoje como a baía de Cardigan. Lá, o solo era tão fértil que um hectare dava uma colheita quatro vezes maior do que em outras zonas, o que a tornou uma cidade muito próspera, comunica o tabloide britânico Daily Mail.
Misterioso 'Reino Afundado' do País de Gales reaparece: floresta que antes se estendia por 30-40 quilômetros da costa entre as ilhas de Ramsey e Bardsey antes de ser enterrada debaixo de turfa, areia e água salgada.
Arqueólogos já sabiam sobre a existência da floresta da Idade do Bronze naquela praia, porque pequenos troncos, às vezes, eram vistos na maré baixa. Em 2014, restos de troncos com canelas altas se mostraram depois de 45 séculos, mas os moradores locais disseram que logo foram cobertos por areia de novo.
Misterioso 'Reino Afundado' reaparece de novo
Segundo diz uma antiga lenda, esta área fértil era protegida por uma represa e que, uma vez que o guarda encarregado de vigiar suas comportas se embriagou e não notou uma tempestade que se aproximava, comportas abertas deixaram o mar entrar e inundar as terras. Na consequência, o rei e os habitantes locais foram forçados a deixar o próspero território.