Em entrevista exclusiva ao jornal The New York Post, o porta-voz do Departamento de Defesa, Christopher Sherwood, revelou que uma iniciativa secreta do governo, o Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP, na sigla em inglês), prossegue "o estudo e investigação de fenômenos aéreos não identificados".
Anteriormente, o Pentágono havia assegurado que a iniciativa fora encerrada em 2012.
"O Departamento vai continuar investigando através dos procedimentos normais, relatórios sobre aeronaves não identificadas encontradas por pilotos militares americanos, para garantir a defesa e proteção da pátria contra a surpresa estratégica dos adversários do nosso país", declarou Sherwood.
Nick Pope, que secretamente investigou OVNIs para o governo britânico nos anos 90, chamou os comentários do Departamento de Defesa de "revelação bomba".
"Esta nova admissão deixa claro que o que eles realmente têm estudado é o que o público chamaria de OVNIs".
Ao mesmo tempo, o escritor norte-americano John Greenewald Jr., cujo site The Black Vault arquiva os documentos governamentais desclassificados sobre os relatos de OVNIs e outros assuntos, também chamou a recente declaração do Departamento de Defesa americano de "sem precedentes pela sua franqueza".
"Eu acho que é uma afirmação muito forte, porque agora temos evidência real, provas oficiais que dizem:"Sim, o AATIP ocupa-se de casos de OVNIs, fenômenos, vídeos, fotos, quaisquer que sejam", assegurou o escritor, citado pelo jornal The Post.
Na opinião dele, no futuro próximo o Pentágono pode divulgar mais informações sobre seu programa.