A primeira-ministra britânica Theresa May anunciou que vai abandonar a liderança do Partido Conservador do Reino Unido em 7 de junho. Além disso, ela declarou à rainha Isabel II que continuará exercendo o cargo da primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido.
"Eu sei que o Partido Conservador pode se renovar nos próximos anos, que podemos realizar o Brexit e servir o povo britânico com políticas inspiradas em nossos valores",declarou ela.
May continuará exercendo o cargo de primeira-ministra interina até que seja escolhido um sucessor, processo que, provavelmente, levará várias semanas.
Os rumores sobre a possível demissão de May estavam circulando há muito tempo, mas eles se intensificaram nos últimos dias, depois que membros de seu gabinete se voltaram contra ela, após a proposta de fazer um segundo referendo sobre o Brexit em maio.
Até agora, a premiê conseguiu resistir à crescente pressão sobre sua liderança em declínio, dizendo que, enquanto estiver no comando, é seu "dever" tentar obter o acordo sobre o Brexit através do Parlamento britânico. Entretanto, seu novo plano sobre o Brexit suscitou uma forte reação negativa mesmo por parte daqueles que antes a apoiavam.