Sob tensão com os EUA, Irã se reúne com Iraque para discutir situação

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano, Adil Abdul-Mahdi, em Bagdá para discutir a situação no Oriente Médio, em meio a crescentes tensões entre Teerã e Washington, disse o governo iraquiano.
Sputnik

"O Ministro das Relações Exteriores [do Irã] Mohammad Javad Zarif se reuniu com o primeiro-ministro [do Iraque] Adil Abdul-Mahdi na noite de sábado em Bagdá. Os dois lados discutiram as relações bilaterais, bem como o desenvolvimento da situação na região e no mundo", escreveu o governo iraquiano através de seu canal no Telegram.

Temendo guerra, Paquistão se oferece para mediar diálogo entre os EUA e o Irã
A tensão entre Teerã e Washington aumentou a partir de maio de 2018, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou-se do acordo nuclear iraniano, o Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA).

Em menos de um ano, Washington aplicou diversas rodadas de sanções contra o Irã, que atingiram setores como finanças, transporte, Forças Armadas e outros.

No início de maio, o Irã anunciou que havia descontinuado parcialmente seus compromissos sob o JCPOA. Teerã deu à Europa 60 dias para garantir que os interesses do Irã fossem protegidos pelo acordo. A França expressou preocupação com as declarações iranianas sobre sua intenção de parar de cumprir uma série de obrigações sob o acordo iraniano.

Comentar