Missão conjunta de 3 países fará voo de observação sobre Rússia e Bielorrússia

Um grupo de três países – Canadá, o Reino Unido e a República Tcheca – planejam realizar um voo de observação sobre os territórios da Bielorrússia e da Rússia no quadro do Tratado de Céus Abertos.
Sputnik

As informações foram divulgadas pelo serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Bielorrússia.

"Uma missão de observação conjunta do Canadá, Reino Unido e República Tcheca planeja fazer um voo de observação sobre os territórios […] da Bielorrússia e da Rússia em uma aeronave de observação canadense C-1301", diz o comunicado de imprensa.

Segundo o ministério, o objetivo da missão é o controle sobre as atividades militares nos territórios dos países observados.

A data do voo ainda não foi revelada.

Rússia realizará voo de observação sobre território dos EUA em breve
No fim de abril, um avião de observação russo Tu-214ON fez um voo de observação sobre instalações estratégicas de armazenamento de armas nucleares e químicas no sudoeste dos Estados Unidos.

O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 pelos países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Conforme o tratado, os signatários podem realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros países integrantes e recolher informações sobre as suas tropas.

Comentar