EUA pretendem enviar mais 1.000 militares para a Polônia

Washington e Varsóvia estão perto de chegar a um acordo para aumentar o atual contingente militar dos EUA na Polônia de cerca de 4.500 homens em pelo menos 1.000 soldados adicionais, informa o Financial Times.
Sputnik

Segundo a mídia, o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, disse nesta quarta-feira (29) que Varsóvia espera concluir as negociações sobre o aumento da presença militar dos EUA em junho, durante a visita do presidente polonês Andrzej Duda aos EUA.

OTAN planeja construir armazém de veículos militares na Polônia
Blaszczak assegurou que o aumento das tropas já está decidido, mas a data do envio e o número de militares continuam sendo negociados. Segundo a mídia, os lados podem assinar o acordo em julho, embora a assinatura possa ser adiada até setembro.

Em setembro de 2018, Duda propôs ao seu colega norte-americano Donald Trump a construção de uma base militar permanente dos EUA na Polônia, que, segundo o presidente polonês, poderia ser chamada de Fort Trump. Varsóvia até se ofereceu para assumir as despesas, no valor de US$ 1,5 — 2 bilhões (por volta R$ 6 e 8 bilhões).

Comentar