Segundo Qualls, as tropas soviéticas fizeram mais para derrotar a Alemanha do que ninguém. Os aliados começaram a desembarcar no norte da França, na Normandia, em 6 de junho de 1944, abrindo a Segunda Frente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa foi maior operação de desembarque da história. Entretanto, o historiador americano indica no Twitter que Dia D, como essa data é chamada, não foi a ação principal na luta contra o nazismo.
"Como historiador da Rússia, estou cansado de todo esse hype sobre o Dia D. Sim, foi grande, importante, devastador, mas o Exército da União Soviética estava combatendo e morrendo por 3 anos antes de Dia D, e estava expulsando os nazistas por mais de um ano antes de alguém ter desembarcado na praia de Omaha".
Mais de 75% de todas as armas e equipamentos militares do inimigo foram capturados e destruídos. As perdas humanas totais (durante a guerra) do povo soviético ascenderam a cerca de 27 milhões de pessoas. Karl Qualls formou-se nas universidades de Missouri e Georgetown. Ele é professor de história no Dickinson College, especialista em história da Rússia, Alemanha e Europa Oriental.