Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

Atualmente, a Força Aérea russa conta com os caças mais capazes do mundo, além de possuir a segunda maior frota de caças pesados de superioridade aérea e a maior frota de interceptadores pesados.
Sputnik

Isso tudo devido ao programa de modernização que se iniciou em 2008, aperfeiçoando os antigos projetos soviéticos, incorporando alta tecnologia, e investindo em projetos novos, como o caça Su-57, conforme refere a revista norte-americana Military Watch.

Avião Su-22 sobrevive a ataque de míssil antiaéreo na Síria (FOTOS)
Essas novas tecnologias envolvem sensores, sistemas de guerra eletrônica, motores, mísseis, entre outros. Isso faz com que a Força Aérea russa tenha um papel fundamental na proteção do espaço aéreo do país e na contestação da superioridade aérea sobre o espaço aéreo inimigo.

Com isso, hoje a Rússia conta com cinco aeronaves altamente capacitadas e que seus inimigos não gostariam de enfrentar em qualquer situação.

Su-57

O caça da próxima geração e de superioridade aérea deve ser implementado em, no mínimo, três esquadrões até 2020. A aeronave conta com mísseis hipersônicos, armas a laser e inteligência artificial, além do radar AESA e um IRST. Seus compartimentos internos podem acomodar até dez mísseis, fornecendo um poder de fogo inigualável.

Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

Essa aeronave foi projetada principalmente para obtenção da superioridade aérea. Além do mais, sua célula é a mais manobrável do mundo, integrando o derivado mais avançado do sistema de empuxo tridimensional. Isso torna a aeronave a mais capaz do mundo em combate aéreo, sendo o único caça do mundo a integrar um sistema de defesa composto de um sistema de abertura laser, que pode cegar os mísseis inimigos, e um moderno sistema de guerra eletrônica.

MiG-31BSM

Essa aeronave começou a entrar em serviço em 2015. O interceptador transporta o radar mais pesado e potente que a Rússia já desenvolveu.

Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

O Phazatron Zaslon-AM é um radar de matriz de varredura passiva. Além da capacidade única de engajar mísseis de cruzeiro em baixa altitude, o radar permite detectar e rastrear até 24 alvos simultaneamente a uma distância de até 400 quilômetros.

A aeronave também é capaz de operar em altitudes extremas de 21 quilômetros, sendo o único que pode realizar tais operações, além de ser o mais rápido de todos, já que alcança uma velocidade superior a Mach 2,8.

Além disso, a aeronave é capaz de transportar uma série de munições avançadas para além do alcance visual do combate aéreo.

Su-35

O Su-35 foi a primeira plataforma de assento único desde o Su-27 e entrou em serviço em 2014.

Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

Sua estrutura beneficia de algumas tecnologias furtivas, além de possuir sensores mais potentes sob a forma de um novo IRST e o radar passivo Irbis-E de varredura eletrônica passiva.

A aeronave também é compatível com novos mísseis de longo alcance, incluindo o R-77 e o R-24ER/EA. Entretanto, a aeronave ainda conta com um grande arsenal de mísseis, além de possuir uma estrutura reforçada e mais leve.

Sua capacidade de manobra é aumentada por motores vetoriais de empuxo tridimensional. Já os aviônicos, bem como os sistemas de guerra eletrônica e sensores são todos de última geração.

Su-27SM2/SM3

Essas duas novas versões do Su-27 integram sistemas da geração seguinte, além de terem suas células reforçadas para permitir que mais três toneladas de armamentos fossem adicionadas, fazendo com que a aeronave seja capaz de transportar até doze mísseis.

Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

As melhorias também estão presentes nos motores AL-31F-M1, que se tornaram mais eficientes, elevando o alcance da aeronave, bem como sua manobrabilidade.

Além disso, a aeronave recebeu um novo complexo de rádio para facilitar comunicações mais seguras.

Entretanto, a melhoria mais significativa da aeronave foi a implementação do poderoso radar Irbis-E, que pode detectar a maioria dos alvos a distâncias superiores a 400 quilômetros.

Os Su-27SM2 e M3 permanecem entre as aeronaves de superioridade aérea mais capazes do mundo, além de possuírem um custo relativamente baixo, o que permite que serem adquiridos em grande quantidade rapidamente.

MiG-35

MiG-35 é uma aeronave de combate perfeita do ponto de vista da relação qualidade-preço, de suas capacidades, número de missões possíveis e de eficácia em cumpri-las, sendo adaptada para os conflitos de alta intensidade.

Tecnologia e superioridade aérea: os 5 caças russos mais temidos

A aeronave é capaz de utilizar todo o conjunto de armamento russo e estrangeiro, tanto o atual como o futuro. Além disso, é capaz de transportar armas destinadas a caças pesados.

O MiG-35 também conta com sistemas aviônicos e de guerra eletrônica de última geração, além de um radar AESA.

Comentar