As IDF publicaram em seu Twitter um vídeo que mostra o momento da intensa perseguição e detenção de duas lanchas de alta velocidade, que supostamente tinham membros do Hamas a bordo.
Nós frustramos uma tentativa do Hamas de contrabandear materiais para fabricação de mísseis para Gaza. Este vídeo mostra mais do que apenas uma lancha sendo parada... Ele mostra vidas israelenses sendo salvas.
Segundo informações oficiais, as embarcações palestinas seguiam em direção à costa de Sinai, no Egito, e transportavam 24 barris vazios, supostamente para carregá-los com fibra de vidro que o Hamas utilizaria na fabricação de seus mísseis.
O incidente ocorreu em 11 de maio, depois que a lanchas palestinas ingressaram em uma área restrita ao sul da Faixa de Gaza, "violando os protocolos de segurança", o que provocou sua apreensão e a detenção de quatro suspeitos.
Israel acusou os detidos de pertencerem ao Hamas, de conspiração para cometer ato de terrorismo, de colaborar com uma organização terrorista, entre outros delitos relacionados.