Entenda como será escolhido o próximo primeiro-ministro britânico

O Partido Conservador britânico começou o processo para substituir a primeira-ministra Theresa May, que irá deixar o cargo após falhar em aprovar um acordo de Brexit no Parlamento.
Sputnik

Todos os legisladores do Partido Conservador podem concorrer ao cargo desde que tenham o apoio de ao menos outros 8 parlamentares.

Confira um cronograma com a previsão do processo de seleção do novo premiê:

10 de junho

Os nomes dos 10 candidatos ao cargo são oficializados. Entre os postulantes estão o secretário de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, o secretário de Meio Ambiente, Michael Gove, o secretário do Interior, Sajid Javid, e Boris Johnson, ex-secretário de Relações Exteriores.

13 de junho

Os 313 legisladores conservadores votam na primeira rodada de eliminação. Qualquer candidato que receba menos de 5% dos votos deixa a corrida; se todos atingirem o limite mínimo, o candidato com menor pontuação será eliminado.

Brexit vai ser bom para o Reino Unido, diz Trump

18 de junho:

Os legisladores realizarão uma nova votação que irá eliminar o candidato com menos votos - ou qualquer um que somar menos de 10% dos votos. 

19 e 20 de junho:

Novas rodadas de votação serão realizadas, se necessário. O candidato com menos votos será eliminado sucessivamente até que restem apenas dois nomes. Estes dois finalistas serão escolhidos por meio da votação dos 160 mil membros do Partido Conservador. 

22 de julho

O escolhido para liderar o Partido Conservador, e portanto para o cargo de novo primeiro-ministro do Reino Unido, será anunciado. 

Comentar