Mídia: avião do presidente americano vai sofrer mudanças, mas nem todas para melhor

O avião usado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para viajar pelo mundo vai mudar suas características, informa Bloomberg, citando um relatório do Pentágono sobre os planos de aquisições militares.
Sputnik

Segundo mídia, a Casa Branca está pressionando com a ordem do presidente Donald Trump para que a Boing pinte os aviões Air Force One com as cores vermelho, azul e branco ao invés de azul e branco, padrão usado desde início dos anos 60.

Como indica publicação, a ideia seria de Trump, que também está tentando intervir em projetos do Departamento de Defesa – desde tentar pessoalmente reduzir custos com reposições das aeronaves Air Force One e do avião de combate F-35 até exigir que a Marinha use catapultas a vapor nos novos porta-aviões, ao invés de um sistema eletromagnético avançado.

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Uma decisão final sobre a pintura dos aviões não é prevista até 2021, então, caso Trump não venha a se reeleger, há chances de ela nunca ser aplicada.

Se Trump ganhar, a questão é quando ele conseguirá voar no novo avião: A Força Aérea estima que a primeira aeronave vá estar pronta em setembro de 2024, quatro meses antes de Trump deixar o cargo, mas esses projetos raramente cumprem as datas estabelecidas.

A Força Aérea, que administra o programa de US$ 5,3 bilhões para construir dois novos aviões presidenciais VC-25B, não recebeu um pedido formal do Escritório Militar da Casa Branca para abandonar a pintura padronizada da época do presidente John F. Kennedy. 

Mas a Casa Branca está "avaliando as opções específicas de vermelho, branco e azul (esquema de pintura)", disse a Força Aérea em um comunicado. Os aviões, que transportam Trump pelo mundo, foram produzidos em 1986-1990 e precisam ser substituídos.

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Apesar de o custo do programa de modernização do Air Force One ser igual corresponder a 5,3 bilhões de dólares, as capacidades da aeronave serão significativamente reduzidas. O alcance do VC-25B será de 9.495 quilômetros contra 11.426 do modelo anterior VC-25A.

Em se tratando da capacidade de passageiros, se o modelo anterior consegue transportar 80 pessoas, o novo virá com uma capacidade um tanto mais tímida de 71 tripulantes.

As características reduzidas seriam justificadas pela economia norte-americana. Para o site de The Drive, a perda do sistema de reabastecimento no Air Force One o fará perder sua função-chave – manter o presidente e seus assistentes mais próximos no ar por um longo tempo.

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