Que 'arma secreta' da China pode abalar defesa dos EUA?

Em um eventual conflito militar entre os dois países, vale ressaltar que as armas norte-americanas são quase totalmente dependentes de materiais produzidos pela China, e por isso, os EUA podem ser vítima da guerra comercial que eles próprios desencadearam.
Sputnik

Apesar de o presidente Donald Trump afirmar que a China tem mais a perder do que os EUA em uma guerra comercial, os críticos afirmam que os norte-americanos possuem uma grande vulnerabilidade com a qual não conseguem lidar, já que os chineses têm grande influência por meio do controle de materiais críticos, segundo o portal FP.

Isso porque grande parte dos avançados equipamentos norte-americanos dependem totalmente de componentes produzidos com metais de terras raras, incluindo itens críticos como magnetos permanentes e ligas especializadas, que são fabricados exclusivamente na China, ou seja, em caso de os EUA entrarem em um conflito militar, eles dependerão exclusivamente da China para repor seus armamentos.

"A China é capaz de impactar os suprimentos dos EUA através de certos controles técnicos", afirmou o jornal Global Times, referindo-se aos materiais críticos.

Após a inclusão pelos EUA da empresa de telecomunicações chinesa Huawei em uma lista negra, os chineses poderiam incluir os EUA em uma lista similar, o que restringiria o fornecimento de tecnologia aos EUA.

Isso significa que as capacidades de combate dos EUA estão quase totalmente nas mãos do país que passou a ser visto pelas autoridades de segurança nacional dos EUA como um concorrente e rival estratégico, ou seja, os chineses podem determinar o resultado de qualquer conflito, resultando em uma mudança hegemônica.

Guerra comercial entre EUA e China reduzirá PIB global em 0,5%, diz FMI
Para se ter uma ideia, todos os equipamentos avançados como veículos de combate, mísseis, sistemas guiados, radares, motores de caças dos EUA dependem desses materiais, e é por isso que o Pentágono está há anos lutando para resolver essa questão da vulnerabilidade relacionada aos materiais críticos, mas sem qualquer sucesso até o momento.

"A China representa um risco significativo e crescente para o fornecimento de materiais e tecnologias estratégicas e críticas para a segurança nacional dos EUA", concluiu o relatório norte-americano.

Diversos especialistas acreditam que a China não agirá dessa forma imediatamente, mas, se a guerra comercial continuar, os chineses podem explorar a vulnerabilidade dos EUA, afetando diretamente seu avanço tecnológico.

Comentar