Análise: interesse dos EUA em torno do avião russo Be-200 se deve às vantagens dele

Há muitos países que demonstram interesse pela aeronave anfíbia russa Beriev Be-200, analista partilha alguns detalhes sobre esse avião.
Sputnik

Na segunda-feira (18), a Sputnik informou sobre os planos da empresa norte-americana Seaplane Global Air Services de adquirir 10 aeronaves Beriev Be-200. Além disso, o Chile também comprou sete aviões.

O diretor comercial da revista russa Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria), Aleksei Leonkov, comentou ao serviço russo da Rádio Sputnik as vantagens da aeronave anfíbia Beriev Be-200.

"A aeronave anfíbia Beriev Be-200, em sua modificação de combate a fogos, quando pousa na água ou se move pela superfície dela, pode encher rapidamente seus tanques com água exterior, seja ela água do mar ou água doce", disse ele.

"Essa é uma das vantagens dele. Nos EUA, onde os incêndios florestais acontecem frequentemente, não há aviões dessa classe, que podem captar um grande volume de água. Com certeza, eles têm helicópteros e aviões de combate a fogos, mas eles funcionam com base em um princípio diferente", explicou o analista.

Análise: interesse dos EUA em torno do avião russo Be-200 se deve às vantagens dele

De acordo com ele, o avião é capaz de pousar em qualquer reservatório de água com tamanho apropriado, seja um rio ou lago, e encher os tanques com água para extinguir o fogo muito rapidamente.

"O interesse dos EUA foi provocado pelas suas caraterísticas. Mais, o avião pode pousar sobre uma pista convencional. Além disso, ele pode pousar na superfície da água e depois sair dela rolando para terra", revela Aleksei Leonkov.

O Beriev Be-200 é uma aeronave anfíbia multipropósito destinada a prestar ajuda de emergência médica em desastres, efetuar operações de busca e resgate na água, transporte de carga e equipamento médico e, em modificações de combate a fogos, combater incêndios.

Comentar