Precisando apenas de um empate, a Seleção Brasileira começou o jogo insegura e cometeu muitos erros na saída de bola que permitiam à seleção italiana a chance de finalizar para o gol de Bárbara.
No primeiro tempo, a Itália inclusive chegou a marcar, mas a atacante Girelli estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.
Ao término dos primeiros 45 minutos, as duas seleções foram ao vestiário com um empate sem gols.
Aos 29 minutos, Debinha levou um tranco de Linari dentro da área. A árbitra mexicana marcou o pênalti, sem precisar da ajuda do VAR. Com muita tranquilidade, Marta deslocou a goleira e fez o gol brasileiro.
O gol fez Marta se tornar oa maior artilheira, entre homens e mulheres, da história das Copas do Mundo. Agora com 17 gols, ela superou o alemão Miroslav Klose.
O resultado deixou um triplo empate no grupo C com Itália, Brasil e Austrália com 6 pontos. A ordem de classificação para as oitavas de final foi decidida no critério de desempate saldo de gols. A Itália ficou em primeiro do grupo com saldo de oito gols. A Austrália, em segundo, com saldo de 7. E o Brasil também avançou para a próxima fase com o saldo de 6 gols.