EUA aumentarão a supervisão de entidades financeiras sediadas no Irã, diz Pompeo

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou em comunicado nesta sexta-feira (21) que Washington reforçará a supervisão de entidades financeiras do Irã para investigar suposta lavagem de dinheiro de Teerã.
Sputnik

"Hoje, a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI) respondeu ao fracasso intencional do Irã em lidar com as deficiências sistêmicas de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, exigindo maior supervisão das instituições financeiras baseadas no Irã. A República Islâmica do Irã procura usar fraudes e subterfúgios para financiar suas atividades ilícitas, ameaçando a integridade e a segurança do sistema financeiro internacional", disse Pompeo.

No início do dia, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, repercutiu a declaração de Pompeo de que o sistema financeiro do Irã enfrentará sanções adicionais se Teerã não cumprir as diretrizes internacionais para combater a suposta lavagem de dinheiro, informou a Fox News.

“O GAFI respondeu ao fracasso intencional do Irã em resolver suas deficiências sistêmicas de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo exigindo um exame de supervisão maior para filiais e subsidiárias de instituições financeiras sediadas no Irã e pedindo que medidas adicionais sejam impostas se o Irã não fizer mais progressos ”, disse Mnuchin, citado pela Fox News.

As declarações de altos funcionários dos EUA ocorrem em meio a crescentes tensões entre Teerã e Washington.

Comentar