Um tanto 'idoso', canhão soviético é flagrado em fotos aniquilando terroristas na Síria

O famoso canhão soviético de calibre 100 mm, BS-3, foi flagrado em pleno funcionamento em terras sírias à disposição de formações voluntárias contrárias aos terroristas, revela site militar russo.
Sputnik

De acordo com o portal, o canhão de produção soviética BS-3 de calibre 100 mm foi fotografado em uma das posições de artilharia na região da cidade síria de Mahardah, localizada no norte da província de Hama.

BS-3 é uma poderosa arma antitanque de longo alcance que está a serviço de formações voluntárias contrárias aos terroristas na Síria.

Já o uniforme usado pelos operadores do canhão conta com coletes à prova de bala e capacetes, que fazem parte do moderno equipamento russo Ratnik.

Com alcance de um quilômetro e pesando 3.650 quilogramas, o canhão soviético BS-3 consegue disparar 10 vezes por minuto.

Vale destacar que o canhão BS-3 foi amplamente usado com sucesso durante a Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados) contra tanques da Alemanha nazista Panther e Tiger.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a arma continuou sendo usada em diferentes conflitos locais.

Atualmente, apesar de antigo, o canhão continua sendo usado em quase uma dúzia de países.

Comentar