"Às 00h14 [horário local] o drone decolou dos EAU em modo furtivo e violou o espaço aéreo iraniano. Ele foi alvejado às 04h05 nas coordenadas (25°59'43"N 57°02'25"E) perto de Kouh-e Mobarak. Nós recuperamos destroços do drone militar dos EUA em nossas águas territoriais, onde foi derrubado", disse ele.
"Para mais detalhes visuais sobre o trajeto, localização e ponto de impacto do drone militar dos EUA abatido pelo Irã na quinta-feira [20 de junho], e as águas sobre as quais voava, veja estes mapas e coordenadas", declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã no Twitter.
"Não pode haver dúvidas sobre onde estava o veículo quando foi derrubado", sublinhou ele.
"Uma última imagem: Ponto vermelho é o ponto de impacto do drone invasor na fronteira do Irã; e a fronteira dos EUA", acrescentou o ministro, sublinhando que o drone voava muito longe das fronteiras dos EUA.
Derrubada do drone
Em 20 de junho, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) afirmou ter derrubado um drone Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk dos EUA que teria invadido seu espaço aéreo na província de Hormozgan, perto do estreito de Ormuz.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por sua vez, insiste que o veículo aéreo não-tripulado não estava em território iraniano, mas em águas internacionais, quando foi derrubado.