Mafioso italiano da 'Ndrangheta foge de prisão no Uruguai

Um poderoso chefe do crime organizado italiano fugiu durante a noite de uma prisão uruguaia, onde aguardava extradição para a Itália, informou nesta segunda-feira (24) o Ministério do Interior do Uruguai.
Sputnik

Rocco Morabito e outros três detentos "escaparam pelo teto" de uma prisão em Montevidéu por volta da meia-noite, antes de seguirem o seu caminho "por uma fazenda vizinha e roubar seu dono", disse um comunicado do ministério.

Morabito está fugindo da Itália desde 1994 e foi sentenciado a 30 anos de prisão por tráfico de drogas. Promotores italianos dizem que Morabito, de 52 anos, desempenhou um papel importante na exportação de drogas da América do Sul.

O fugitivo também foi descrito como uma figura-chave no grupo mafioso 'Ndrangheta, com sede na Calábria, uma das maiores gangues de tráfico de cocaína do mundo.

"É desconcertante e sério que um criminoso como Rocco Morabito, um chefe de 'Ndrangheta, tenha conseguido escapar de uma prisão no Uruguai enquanto esperava para ser extraditado para a Itália", disse o ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, no Twitter. "Estou fazendo duas promessas: lançar luz sobre a fuga, pedir explicações imediatas do governo de Montevidéu e perseguir Morabito, onde quer que ele esteja, para jogá-lo na prisão como ele merece."

Morabito foi preso em 2017 em um hotel da capital uruguaia, embora estivesse morando em uma vila com piscina própria na cidade litorânea de Punta del Este. Na época, a polícia uruguaia confiscou uma arma de 9mm, 13 celulares e US$ 54 mil em dinheiro, além de um cupê Mercedes de luxo. Ele estava vivendo com nome falso há cerca de uma década e usando um falso passaporte brasileiro.

Comentar