De acordo com a revista The National Interest, a FFG (X) é a tentativa da Marinha norte-americana de ressuscitar fragatas, que são pequenos destróieres.
Para isso, a Marinha dos EUA pretende adquirir 20 novas fragatas, entretanto, o projeto ainda é desconhecido, embora construtores navais norte-americanos e europeus tenham oferecido versões, segundo a revista.
Independentemente da escolha, o grande problema seria a falta de lançadores de mísseis, como aponta o relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso. Segundo o relatório, a fragata FFG (X) terá apenas 32 tubos do Sistema de Lançamento Vertical, Mark 41, embutidos no convés.
Portando metade da capacidade de transportar lançadores de mísseis, a fragata FFG (X) é tão cara quanto um destróier DDG-51, que suporta um número maior de lançadores de mísseis.
Além disso, a fragata norte-americana fica atrás de suas concorrentes e adversárias, como da China, que está elevando constantemente as capacidades navais.
Agora, o Congresso norte-americano quer ter certeza sobre as possibilidades de melhoria e o quanto isso custaria antes de aprovar o financiamento para as novas fragatas.