Nesta quinta-feira (27), um piloto da IAF evitou mais uma tragédia quando o caça Jaguar que estava pilotando foi atingido por um pássaro.
O incidente ocorreu pouco depois que o caça decolou da base aérea de Ambala, localizada próximo da fronteira com o Paquistão. O jato teria levantado voo para participar de uma missão de treinamento.
O piloto liberou seus tanques de combustível externos e aproximadamente 10 quilos de bombas de treinamento para ganhar altura e conseguir retornar em segurança.
Um dos dois motores da aeronave foi danificado ao ser atingido pela ave. Além disso, durante a situação de emergência, o piloto seguiu o procedimento operacional especial e largou as pequenas bombas, que foram recuperadas logo depois.
A frota de caças Jaguar da IAF aguarda por novos motores há anos, o que tornaria o caça mais ágil, mas até o momento a modernização ainda não ocorreu.
Enquanto isso, a IAF continua tendo problemas e sofrendo perdas, já no início deste mês uma aeronave An-32 caiu nas proximidades da fronteira com a China.