'Chegar a um acordo comercial justo seria histórico', diz Trump em reunião com Xi Jinping

Presidente dos EUA, Donald Trump, acena ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, após coletiva de imprensa em Pequim, 9 de novembro de 2017
O líder chinês, Xi Jinping, se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado (29) às margens da cúpula do G20, em Osaka, no Japão.
Sputnik

O presidente chinês afirmou que tanto os Estados Unidos quanto a China se beneficiam da cooperação, enquanto o confronto os prejudica.

"Um fato básico permanece inalterado. A China e os Estados Unidos se beneficiam da cooperação e perdem em um confronto. Cooperação e diálogo são melhores do que fricção e confronto", disse Xi na reunião, durante a cúpula do G20, em Osaka, no Japão.

O presidente chinês observou que estava preparado para trocar ideias com Trump sobre questões fundamentais relativas ao desenvolvimento das relações entre a China e os EUA, a fim de "definir a direção de nosso relacionamento no futuro e avançar no relacionamento China-EUA com base em coordenação, cooperação e estabilidade".

​O presidente dos EUA, por sua vez, disse que Washington estava aberto a um acordo de comércio justo com Pequim, dizendo que chegar ao acordo seria histórico.

"Seria histórico se pudéssemos fazer um acordo de comércio justo. Estamos totalmente abertos a isso e você está totalmente aberto a isso", disse Trump disse no início de seu encontro com o presidente chinês.

Comentar