Destróier da Marinha dos EUA dirige-se ao mar Negro

Os EUA enviaram o contratorpedeiro USS Carney para o mar Negro para participar dos exercícios navais Sea Breeze 2019, informou o site da 6ª Frota da Marinha americana.
Sputnik

Esta já é a quinta entrada de unidades navais americanas na região. A última ocorreu em abril, quando o destróier USS Ross entrou no mar Negro para efetuar manobras com as forças navais da Bulgária e da Geórgia.

Como foi indicado no relato da agência UNIAN, o Carney já começou a atravessar o estreito de Dardanelos, localizado no noroeste da Turquia, que liga os mares Egeu e de Mármara.

No sábado (29), o navio de transporte e desembarque de alta velocidade USNS Yuma americano chegou ao porto da cidade ucraniana de Odessa para também participar dos exercícios citados.

Os exercícios Sea Breeze 2019 terão início no dia 1º de julho e serão realizados no mar, em terra, no ar e debaixo d'água.

Manobras militares na Ucrânia

A legislação ucraniana não permite a instalação de bases militares estrangeiras no país, pelo que a presença de tropas estrangeiras é autorizada sempre por uma lei especial apresentada pelo presidente da Ucrânia, essa autorização foi assinada em março.

Além dos exercícios Sea Breeze 2019, outros treinamentos foram autorizados para este ano, tais como os exercícios ucraniano-americanos Rapid Trident 2019, as manobras ucraniano-romenas Riverine 2019 e os treinamentos ucraniano-britânicos Warrior Watcher 2019.

Comentar