As aplicações e sites no Facebook, Instagram e WhatsApp enfrentaram instabilidade no carregamento e postagem de imagens e vídeos. Além disso, vários usuários puderam ver as etiquetas com a descrição da imagem em vez da foto.
Assim, quando um internauta navegava pelas suas fotos publicadas, ele podia ver no lugar das imagens um texto que dizia: "Imagem pode conter: três pessoas, pessoas sorrindo, pessoas de pé e interior" ou simplesmente "imagem pode conter: gato".
Essa série de "tags" é baseada no sistema de reconhecimento de objetos do Facebook, o que significa que as etiquetas são atribuídas automaticamente, independentemente de o usuário ter incluído ou não sua própria descrição.
A empresa de Mark Zucherberg tem usado desde 2016 a aprendizagem automática para descrever as imagens desta maneira. Esse projeto é uma parte das tentativas da companhia de atingir mais acessibilidade, já que esses "tags" se utilizam para explicar fotos e vídeos aos usuários com incapacidades visuais, segundo explica The Verge.
Entretanto, não está claro, se o Facebook também usa esta informação para orientar publicidade.