Atualmente, o Aeroporto do Galeão conta com três companhias aéreas de baixo custo, sendo elas a Norwegian Air, a Flybondi e a Sky.
O Aeroporto do Galeão foi inaugurado oficialmente em 1952, no Rio de Janeiro, e durante anos foi o principal aeroporto internacional. Entretanto, com o surgimento do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, viu seu tráfego aéreo diminuir nas décadas seguintes.
A partir daí, o Galeão entrou em uma fase de altos e baixos, mas nos últimos anos está enfrentando uma grande queda de movimento. Mesmo com diversas tentativas de atrair linhas aéreas para o aeroporto, o Galeão não obteve sucesso e perdeu ainda mais espaço para os aeroportos de Brasília, Confins e Viracopos.
Um exemplo da queda é a LATAM, que praticamente deixou o terminal, concentrando seus voos internacionais em Guarulhos, como cita a AirWay1.
A queda foi tão dura, que a concessionária RIOGaleão decidiu fechar o antigo terminal 1 do aeroporto, inaugurado em 1977, restando apenas algumas áreas administrativas e pontes de embarque.
Para se ter uma ideia, dos quase 18 milhões de passageiros que o aeroporto recebeu em 2012, o movimento no ano passado caiu para 15 milhões de passageiros.
Em meio à "crise", o Galeão se apoiou em companhias aéreas de baixo custo e, aparentemente, a estratégia está dando certo, já que o aeroporto teve um aumento de 5% em seus voos internacionais, diminuindo a diferença para o terceiro colocado, que é o Viracopos.
Companhias aéreas de baixo custo
Dentre as companhias aéreas de baixo custo está a norueguesa Norwegian Air, uma das maiores companhias de baixo custo do mundo, que oferece via Londres conexões na Europa quatro vezes por semana.
A low cost chilena Sky, por sua vez, foi a primeira a operar regularmente no Galeão. Atualmente, a companhia oferece quatro voos semanais para Santiago do Chile.
Já a argentina Flybondi assinou nesta semana um acordo com a RIOGaleão. A companhia aérea de baixo custo voará três vezes por semana entre Buenos Aires e o Rio de Janeiro a partir de outubro.
Estímulo ao turismo
O Aeroporto Internacional Tom Jobim possui uma infraestrutura generosa e uma maior proximidade do centro da cidade e, provavelmente, pode recuperar seu movimento perdido nos últimos anos.
Além disso, o aeroporto conta com um grande potencial turístico, já que o turismo segue com tendência de crescimento no país, principalmente após a desregulamentação promovida pelo governo federal.
Resta apenas o desejo do governo local para estimular o turismo e oferecer melhores ofertas, relacionadas não apenas às companhias aéreas, mas também às estadias e outras áreas ligadas ao turismo, que é sempre uma área de grande potencial no Brasil.