Vídeos mostram terremoto de magnitude 7,1 sacudindo sul da Califórnia

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o abalo, que sacudiu o sul do estado americano da Califórnia, atingiu magnitude 7,1.
Sputnik

O sismo durou cerca de 40 segundos e ocorreu às 20h33 de sexta-feira (5) na hora local (0h33 de sábado, no horário de Brasília) a aproximadamente 9 km de profundidade, com o epicentro localizado a 193 quilômetros ao norte de Los Angeles.

"Algumas casas se deslocaram, surgiram rachaduras nas fundações, há quedas de paredes de suporte. Há um ferido leve, os bombeiros estão o socorrendo", informou o Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino no Twitter.

Moradores locais compartilharam vídeos mostrando apartamentos na Califórnia afetados pelo poderoso abalo.

​Filmado da casa de minha mãe em Ridgecrest, Califórnia, EUA

​Assista ao momento em que o terremoto foi sentido no Cassino de Morongo, em Cabazon, Califórnia

Pelo menos 159 tremores secundários de magnitude 2,5 ou mais foram registrados após o primeiro terremoto, segundo o USGS. Os primeiros níveis de intensidade dos abalos foram previstos para a área e estavam abaixo dos níveis prejudiciais, portanto, não foi acionado um alerta, de acordo com relatos da mídia local.

​"Está tudo bem. Aguente firme! Vídeo postado pelo usuário do Instagram feesthstix mostra o momento em que um terremoto de 7,1 ocorreu perto de Ridgecrest

O site do USGS esteve temporariamente indisponível na sexta-feira à noite. A mídia local sugeriu que o site da agência sísmica estaria sobrecarregado com pedidos após o tremor significativo.

O tremor de terra também interrompeu o jogo de basquete entre duas equipes americanas. Devido ao terremoto, a partida no ginásio esportivo Thomas & Mack Center, em Las Vegas, foi suspensa.

​Terremoto durante o jogo

O jornal local The Angeles Times o considerou como "o maior terremoto" ocorrido no sul da Califórnia desde 1994, quando um terremoto matou dezenas de pessoas e causou bilhões de dólares em danos.

Também houve incêndios depois do terramoto.

​Esperam-se grandes danos aqui em Ridgecrest, Califórnia, depois do terremoto. Incêndio enorme em um parque de residências móveis capturado pelo internauta Chef Tim Kilcoyne da WCK – Nossa equipe está segura e trabalharemos para apoiar os evacuados

A administração do aeroporto de Los Angeles informou que os tremores subterrâneos não causaram nenhuma falha no horário de funcionamento do local.

Vários terremotos têm estado sacudindo o sul da Califórnia nos últimos dias. O sismo desta sexta é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos e supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta-feira (4), mas sem deixar vítimas. O epicentro deste sismo esteve localizado a 18 quilômetros a nordeste da cidade de Ridgecrest, enquanto a origem se encontrava a uma profundidade de 8,7 quilômetros.

Comentar