Irã planeja cobrar pedágio de navios no estreito de Ormuz

O parlamento iraniano está considerando a opção de cobrar pedágio de navios que passam pelo estreito de Ormuz, disse um parlamentar iraniano.
Sputnik

"Se o Irã é o verdadeiro garantidor [da segurança] na região e em águas internacionais, então o Parlamento acredita que os centros comerciais e todos os navios da região devem pagar o custo na forma de pedágio, de acordo com os padrões internacionais e [atuação dos] Estados Unidos", informou a emissora Press TV, citando uma entrevista do deputado Amir Hosein Qazizadeh Hashemi ao jornal Sobhe No.

Segundo o legislador, o pedágio "poderia ser imposto aos países hostis, isto é, àqueles que não têm relações comerciais conosco e reconheceram as sanções dos Estados Unidos".

O projeto de lei correspondente, segundo ele, ainda não foi aprovado para debate oficial devido a objeções de forças políticas que buscam a normalização para o Irã e consideram conveniente manter o status quo no golfo Pérsico.

O estreito de Ormuz, que liga o golfo de Omã ao Persa, é uma rota estratégica importante, responsável por mais de um terço do tráfego marítimo de petróleo.

Durante as últimas semanas, os EUA anunciaram o envio de reforços militares importantes para o Oriente Médio, incluindo um grupo de ataque com um porta-aviões, um destróier de mísseis guiados, aeronaves de reconhecimento, bombardeiros B-52, caças F-15 e sistemas de mísseis Patriot.

O aumento da presença militar dos EUA na área tem o objetivo de conter o Irã e seus aliados, que Washington acusa de sabotagem contra navios petroleiros.

Comentar