Moscou: fornecimento de armas russas para Venezuela nunca afetou equilíbrio de forças na região

O fornecimento de equipamento militar russo para Venezuela não afeta o equilíbrio de forças na região, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.
Sputnik

"Nenhum fornecimento de equipamento militar russo para a Venezuela nunca afetou o equilíbrio das foras na região", declarou Ryabkov em entrevista ao El País. O político destacou que a Rússia sempre foi um fornecedor da Venezuela com responsabilidade.

​O vice-ministro russo se reuniu nesta quarta-feira na capital da Finlândia com o subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, David Hale, e conversou sobre os interesses da Rússia na Venezuela.

"Não contamos com nenhum contingente militar na Venezuela. Não temos nenhum recurso dessa área na Venezuela, nem nada que pudesse ser avaliado por ninguém, nem pelos EUA, nem pelos vizinhos da Venezuela, como um fator de desestabilização. Tudo que está sendo realizado lá é feito no âmbito de manutenção técnica, fornecida sob guarda de contratos celebrados previamente", disse Ryabkov aos jornalistas depois da reunião com seu colega norte-americano.

Os EUA reconhecem o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela. Contudo, os esforços que os opositores de Maduro vêm fazendo desde o início do ano se mostraram infrutíferos, tendo fortalecido o atual governo nas últimas semanas.

Além dos EUA, outros 54 países reconhecem Guaidó como líder da Venezuela. No entanto, Rússia, China, Irã e vários outros países reconhecem Maduro eleito constitucionalmente como o presidente legítimo da Venezuela.

A Rússia disse que os EUA estão estrangulando a Venezuela com sanções, na tentativa de arrastar a nação latino-americana para o caos.

Comentar