As Forças Armadas estadunidenses na Coreia do Sul (USFK, na sigla em inglês) afirmaram esta semana que o míssil intercontinental Hwasong-15 da Coreia do Norte poderia alcançar qualquer parte continental dos EUA.
O , de acordo com um artigo da revista anual Strategic Digest 2019, publicada em conjunto pelas USFK, e pelo Comando de Forças Conjuntas, ao qual a agência Yonhap teve acesso.
Míssil balístico norte-coreano Hwasong-15, é capaz de alcançar qualquer parte do território dos EUA.
Este seria o primeiro míssil capaz de colocar o território dos EUA dentro do alcance da Coreia do Norte, depois dos testes realizados pelo país asiático no fim do ano passado.
No entanto, o Hwasong-15 não seria o único disponível. A edição menciona mais dois tipos de mísseis, o Hwasong-13, com o alcance estimado de 5.500 quilômetros, e o Hwasong-14, capaz de voar a uma distância de 12.874 quilômetros.
Apesar do desmantelamento da base de testes de mísseis e da destruição das instalações para testes nucleares ordenados pelo líder norte-coreano Kim Jong-um, "ainda falta muito trabalho para atingir o objetivo final", ou seja, a desnuclearização completa e verificável, concluem as USFK no artigo publicado.