Reino Unido planeja reforçar presença militar no golfo Pérsico

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou nesta terça-feira que pretende enviar mais navios para o golfo Pérsico, região palco de grandes tensões ao longo das últimas semanas.
Sputnik

Apesar dos recentes desentendimentos entre Londres e Teerã, as autoridades britânicas negam que a medida tenha relação direta com o Irã

​Segundo a nota divulgada hoje, o destróier HMS Duncan está em direção ao Golfo para substituir a fragata HMS Montrose, que ficará temporariamente fora de serviço em razão de uma manutenção planejada. Mais tarde, ele será substituído por outra fragata, a HMS Kent, enquanto o navio de apoio RFA Wave Knight é aguardado na região no início de agosto. 

​"O Reino Unido tem uma presença marítima de longa data no Golfo e no Oceano Índico. Desde 1980, unidades da Marinha Real (RN) e da Frota Real Auxiliar (RFA) têm mantido presença no Golfo 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano", escreve a Defesa britânica. "O Reino Unido analisa regularmente o número de navios da RN e da RFA na região. Embora haja sobreposição ocasional de navios quando uma implantação começa e outra termina, isso não é incomum. Esses movimentos há muito planejados não refletem uma escalada na postura britânica na região e são implantações rotineiras da operação KIPION."

Comentar