A visita aconteceu na terça-feira (16) no quartel-general norte-americano em Miami, e teve como objetivo o fortalecimento dos laços militares entre Brasil e EUA, que são referidos pelo SOUTHCOM como os dois maiores exércitos do hemisfério ocidental.
"A visita ajuda nossas nações a dar mais um importante passo no avanço de nossa relação militar e expandir nossa parceria de Defesa para apoiar objetivos que compartilhamos enquanto vizinhos comprometidos em trabalhar em conjunto por uma região segura, estável e pacífica", afirmou o comandante do SOUTHCOM, almirante Craig Faller através de um comunicado.
#SOUTHCOM yesterday hosted Gen. Raul Botelho, Chief of the Brazilian Armed Forces’ Joint Staff. He met w/ Adm. Craig Faller & other command leaders to discuss deepening & expanding cooperative defense ties. @DefesaGovBr@EmbaixadaEUA#EnduringPromisehttps://t.co/yPaDlCb2VM
— U.S. Southern Command (@Southcom) July 17, 2019
Em 2019 o Brasil receberá fases do UNITAS, o mais antigo exercício marítimo de segurança, afirmou ainda o comunicado. O Brasil está entre os 9 países que participaram da primeira edição do exercício, em 1960.
As Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos têm uma laços antigos e a cooperação de Defesa entre os dois países inclui uma larga parceria em atividades como exercícios militares, treinamento, operação contra narcotráfico, assistência humanitária, visitas, intercâmbio de pessoal, compartilhamento de informações e expertise, de acordo com o comunicado.