Pentágono aprova envio de mais soldados para a fronteira dos EUA com o México

O secretário interino de Defesa dos EUA, Richard Spencer, aprovou uma solicitação do Departamento de Segurança Interna para enviar mais mil efetivos da Guarda Nacional para a fronteira do país com o México, para ajudar nos trabalhos de controle de imigrantes.
Sputnik

Spencer "aprovou na noite de terça-feira a ordem de 3 de julho do Departamento de Segurança Interna para aprovar (...) o financiamento de até 1.000 funcionários da Guarda Nacional do Texas com o consentimento e sob o comando do governador (Greg) Abbott, até 30 de setembro de 2019 (...) para garantir a fronteira terrestre do sul dos EUA", diz o texto divulgado na quarta-feira pelo Pentágono. 

Cerca de 750 homens da Guarda Nacional irão auxiliar o Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras com apoio operacional, logístico e administrativo em instalações de registro de migrantes adultos nas cidades fronteiriças de Donna e Tornillo, no Texas. Outros 250 fornecerão apoio em certos pontos de entrada e aeroportos do estado para melhorar a segurança e o fluxo do tráfego comercial, acrescentou a Defesa americana. 

​Milhares de pessoas deixaram a América Central com destino aos EUA desde outubro, cruzando o México para chegar à fronteira e pedir asilo. Espera-se que mais de 1 milhão de migrantes, principalmente da América Central e do México, atravessem a fronteira dos Estados Unidos como estrangeiros não documentados este ano.

Comentar