Dollbanger afirma que a próxima geração de modelos artificiais será "indistinguível dos humanos". Ele afirma, nomeadamente, que uma das principais características será a capacidade dos robôs sexuais andarem como os humanos. Como exemplo, o especialista em bonecas sexuais se refere ao robô que se chama Synth, que deverá ser capaz de "andar em menos de 10 anos", de acordo com o tabloide britânico Daily Star.
Para além de conseguir andar, os novos modelos poderiam receber uma Inteligência Artificial (IA) atualizada que lhes permita reconhecer seus donos, mesmo em um quarto cheio de gente.
Dollbanger afirmou também que as fabricantes de topo de bonecas de sexo estão desenvolvendo tecnologia 5G para implementar nos seus modelos artificiais. Esta característica "revolucionária" tornará as bonecas "indistinguíveis da nossa espécie".
"Esta é a chave para a evolução artificial. Não se trata simplesmente de movimentos, mas sim de movimentos humanos até ao ponto de serem indistinguíveis dos verdadeiros humanos", disse o especialista.
"Assim que [a atualização] for introduzida nas bonecas, elas utilizarão apenas rede Wi-Fi para aceder à Internet para buscar informações [...] Eu penso que isso irá acontecer quando o artificial se tornar móvel, tendo sua própria bateria de energia. Essa bateria estará instalada no corpo e na cabeça, sem ter necessidade de um sinal portador", acrescentou.
Porém, ele avisou que este desenvolvimento comporta riscos quando desenvolvemos algo que tem aparência e comportamento exatamente como os humanos.