No início de julho, as autoridades venezuelanas anunciaram que o governo e a oposição haviam concordado em manter um diálogo permanente sobre a paz.
"Ontem, a delegação venezuelana retornou da segunda rodada de negociações em Barbados ... Nossa proposta fundamental é criar uma 'mesa' permanente para o diálogo com a oposição venezuelana pela paz e pela Venezuela", disse Maduro durante uma reunião com o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
As partes têm mantido as conversas em Barbados com foco em economia, política, cultura e a esfera social. Maduro disse estar otimista sobre o resultado, enquanto o ministro das Comunicações, Jorge Rodriguez, classificou as negociações de "bem-sucedidas".
Em maio, Maduro ofereceu à oposição, que atualmente controla o parlamento, a realização de eleições antecipadas para o Congresso, que atualmente está praticamente paralisado, pois as funções legislativas são implementadas pela Assembléia Nacional Constituinte.
Nesta sexta-feira, Maduro sugeriu que as eleições estariam próximas e acrescentou que espera receber um plano detalhando dos seus assessores para preparar o PSUV para as próximas eleições.