"Eu poderia ganhar essa guerra em uma semana", disse Trump nesta segunda-feira, em encontro com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, na Casa Branca. "O Afeganistão seria varrido da face da Terra, literalmente, em 10 dias", acrescentou.
Apesar da convicção em uma rápida vitória, o chefe de Estado norte-americano afirmou que não gostaria de seguir por esse caminho:
"Eu não quero matar 10 milhões de pessoas", declarou, explicando que, em vez disso, o Paquistão ajudará o seu governo a sair dessa guerra, iniciada pelas administrações anteriores em Washington. "Estamos lá há 19 anos e atuamos como policiais, não como soldados."
Khan, por sua vez, afirmou que "esse é o mais próximo que estamos de um acordo de paz", e que espera, nas próximas semanas, que o governo afegão concorde em negociações diretas com o Talibã.
O enviado de paz dos EUA, Zalmay Khalilzad, tem conversado com representantes do Talibã há meses, chegando a um "acordo de princípio" sobre a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão, mas com muitos problemas ainda não resolvidos.